TIC’s
- Tecnologias de Informação
e Comunicação e EaD
Por
Nádia Pereira da Silva Almeida
Cortelazzo
(2012) e Moran (2005) nos mostram, de forma clara, o que são as novas
tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e como podemos usá-las dentro
do processo de ensino/aprendizagem.
Segundo
Cortelazzo (2012), além da escola, todos os contextos onde estamos inseridos
levam-nos ao conhecimento, por estarem cheios de informações. Contudo, a autora
destaca que essas informações estão acontecendo em uma velocidade cada vez
maior, em função dos avanços das novas tecnologias, por isso precisamos
selecionar e avaliar as informações para que elas se transformem em um
conhecimento válido.
Além
disso, é importante que os professores tenham orientações para o uso das novas
TIC’s e seu uso dentro de suas práticas pedagógicas. Pois, ainda segundo a
autora, as TIC’s permitem a elaboração e a manipulação conjunta de conteúdos
pelo professor e aluno, permitindo a codificação, a decodificação e a
recodificação tornando, assim, a comunicação mais dinâmica, sem falar na
possibilidade de alternância de papéis entre professor/aluno no processo
educativo.
Diante
disso, percebe-se que a incorporação das TIC’s no processo educativo, produz
uma postura positiva e interdisciplinar que promove a emancipação da prática
pedagógica, além de fazer com que os alunos sejam mais autônomos,
participativos e maduros.
Moran
(2005) nos mostra que é possível se prevê o que acontecerá dentro de pouco
tempo com a educação favorecida pelas novas TIC’s. Porém, já podemos perceber
que a aprendizagem precisa ser mais contínua, principalmente em função da sua
complexidade, uma vez que incorpora competências intelectuais, afetivas e
éticas. Além disso, a educação esta saindo do espaço físico da sala de aula
para ocupar espaços virtuais, com isso sai de uma forma individualizada e entra
em uma forma colaborativa, onde todos aprendem juntos. Sem falar que se torna
variada, flexível e adaptada ao perfil do aluno.
Diante
disso, Moran (2005) destaca as várias possibilidades de educação online, onde a
maior parte delas combina variedade de cursos com facilidade de acesso e
flexibilidade que estão focados no aluno e na aprendizagem significativa.
Para
possibilitar essa nova aprendizagem que desponta, o caminho é a direção da
integração, da instantaneidade e da comunicação audiovisual e interativa, onde
se pode aliar a internet (pesquisa e interação), a TV digital (qualidade e
interação) e a telefonia digital (flexibilidade, liberdade e miniaturização).
Depois
do exposto, precisamos entender que as mudanças acontecerão aos poucos mantendo
um modelo semipresencial. Não obstante, as mudanças na educação dependam mais
de se ter educadores, gestores e alunos maduros intelectual e emocionalmente do
que das novas tecnologias, para isso, é de suma importância o investimento
contínuo na formação dos professores.
E
quando pensamos na formação de professores, estamos pensando em formá-los para
serem pessoas alertas, curiosas e que saibam motivar e dialogar com o aluno
utilizando ferramentas como os fóruns de discussão dos ambientes virtuais.
Pois, nestes fóruns, as possibilidades de interação e motivação são infinitas,
sendo um espaço, onde todo o processo de um determinado curso pode acontecer.
Nos
fóruns podem ser combinados deste uma simples discussão sobre um assunto
especifico, até a postagem de filmes, imagens, músicas, as produções dos alunos
e etc. Contudo, o maior destaque esta no processo colaborativo que a ferramenta
proporciona.
Depois
do exposto, conclui-se que as mudanças no processo de ensino/aprendizagem esta
acontecendo e oportunizando aprendizado para pessoas que não tiveram acesso ao
método tradicional de educação. A tendência será a diminuição de espaços
físicos e o aumento dos serviços virtuais onde as tecnologias estarão, cada vez
mais, a serviço da educação.
Referências
CORTELAZZO, I. B. C. A pedagogia e as novas tecnologias.
Paraná, 2012.
MORAN, J. M. Tendências da educação online no Brasil,
Rio de Janeiro, 2005.
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