A
Educação a Distância pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do
Brasil?
A
educação à distância (EaD) pode ajudar a resolver os graves problemas
educacionais no Brasil. Contudo não será ela a responsável em resolver “todos
os problemas educacionais” que o Brasil vem passando ao longo dos tempos.
Segundo
Lampert (s/n) a educação à distância foi assinalada como uma saída capaz de atenuar
as desigualdades entre as classes sociais, dando a todos indistintamente a oportunidade
de se educarem e ao mesmo tempo ao Estado a possibilidade de diminuir o déficit
fiscal, eliminando os gastos com a educação.
A
esse respeito Souza e Leal (2010) assinalam que a EaD vem facilitar e construir
a educação no Brasil, pois leva o acesso à educação em geral a pessoas que
antes não puderam usufruir desse direito.
Lampert
(s/n) destaca ainda que a metodologia da educação à distância representa uma
estratégia para dinamizar o ensino/aprendizagem, elevar sua qualidade e
instrumentalizar, tanto professores como alunos, desenvolvendo neles atitudes
autônomas e críticas, indispensáveis ao cidadão. Deste modo, a EaD oferece aos
estudantes uma educação que prepara para autonomia, inovação, criatividade,
aprendizagem continuada, para o desenvolvimento científico e tecnológico, para
a diminuição das desigualdades sociais e para o desenvolvimento de valores
humanos, éticos e sociais.
Segundo
Moran (2007), no Brasil houve significativos avanços na EaD. Uma estratégia
governamental foi assumir a Universidade Aberta a Distância que vem renascendo
como apoio às iniciativas das universidades públicas, principalmente na
formação de professores o que leva as universidades públicas a superar as
dificuldades internas de gestão e a atuar em conjunto para atender às
especificações das licitações do MEC. O autor destaca, também que as universidades
estão se capacitando para responder rapidamente às demandas oficiais.
Diante
do exposto percebe-se, como assinalam, Souza e Leal (2010), que não há
possibilidade de se voltar na caminhada EaD, pois a tecnologia é parte
integrante do nosso dia-a-dia, neste sentido, a educação está se adaptando as
novas tecnologias e tem um papel transformador para a sociedade brasileira.
Referências:
LAMPERT,
E. Educação à distância: elitização ou
alternativa de democratizar o ensino? Rio Grande.
MORAN,
J. M. Avaliação do Ensino Superior a
Distância no Brasil. 2007.
SOUZA,
G. S. & LEAL, T. A. C. S. Educação a Distância no Brasil: Mudança Social e
Tecnológica. 2010.
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