segunda-feira, 7 de maio de 2012


A Educação a Distância pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do Brasil?

A educação à distância (EaD) pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais no Brasil. Contudo não será ela a responsável em resolver “todos os problemas educacionais” que o Brasil vem passando ao longo dos tempos.
Segundo Lampert (s/n) a educação à distância foi assinalada como uma saída capaz de atenuar as desigualdades entre as classes sociais, dando a todos indistintamente a oportunidade de se educarem e ao mesmo tempo ao Estado a possibilidade de diminuir o déficit fiscal, eliminando os gastos com a educação.
A esse respeito Souza e Leal (2010) assinalam que a EaD vem facilitar e construir a educação no Brasil, pois leva o acesso à educação em geral a pessoas que antes não puderam usufruir desse direito.
Lampert (s/n) destaca ainda que a metodologia da educação à distância representa uma estratégia para dinamizar o ensino/aprendizagem, elevar sua qualidade e instrumentalizar, tanto professores como alunos, desenvolvendo neles atitudes autônomas e críticas, indispensáveis ao cidadão. Deste modo, a EaD oferece aos estudantes uma educação que prepara para autonomia, inovação, criatividade, aprendizagem continuada, para o desenvolvimento científico e tecnológico, para a diminuição das desigualdades sociais e para o desenvolvimento de valores humanos, éticos e sociais.
Segundo Moran (2007), no Brasil houve significativos avanços na EaD. Uma estratégia governamental foi assumir a Universidade Aberta a Distância que vem renascendo como apoio às iniciativas das universidades públicas, principalmente na formação de professores o que leva as universidades públicas a superar as dificuldades internas de gestão e a atuar em conjunto para atender às especificações das licitações do MEC. O autor destaca, também que as universidades estão se capacitando para responder rapidamente às demandas oficiais.
Diante do exposto percebe-se, como assinalam, Souza e Leal (2010), que não há possibilidade de se voltar na caminhada EaD, pois a tecnologia é parte integrante do nosso dia-a-dia, neste sentido, a educação está se adaptando as novas tecnologias e tem um papel transformador para a sociedade brasileira.

Referências:
LAMPERT, E. Educação à distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino? Rio Grande.
MORAN, J. M. Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil. 2007.
SOUZA, G. S. & LEAL, T. A. C. S. Educação a Distância no Brasil: Mudança Social e Tecnológica. 2010.


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