Interatividade
As
ferramentas interativas, no processo de educação, favorecem a interação e a
interlocução de todos os envolvidos com a educação à distância (EaD), propiciando,
assim a aprendizagem interativa onde a construção do conhecimento se faz
conjuntamente através das discussões, reflexões e das tomadas de decisões
dentro do ambiente da EaD, como nos mostra Ramos (2009).
Para
isso, precisamos passar por um processo de inclusão social e digital. Contudo,
a inclusão digital agrega a inclusão social, mas o contrário nem sempre se faz
verdadeiro.
Atualmente
temos visto um grande avanço das tecnologias ajudando a educação, no entanto
precisamos saber que o fato de termos computadores e acesso a internet,
simplesmente, não muda o processo de aprendizagem, mas sim os atos de usar
essas ferramentas para pesquisas, comunicações, disseminação do conhecimento
atingiremos de fato o aprendizado, que é a proposta da EaD.
Em
muitos aspectos isso vem acontecendo e mudando o foco da educação que esta
saindo do foco de transmissão de conhecimento, de ensino para o foco do
aprender, do desenvolvimento do aprendizado em si.
Com
isso o papel do professor também muda de simples transmissor de conteúdos, para
gerenciador de pesquisa e comunicação, para fazer com que o aluno desenvolva a
capacidade de aprender, de buscar conhecimento, e, ao mesmo tempo, também é um
aprendiz.
O
que se percebe claramente é que a educação vem passando por uma reestruturação,
onde a internet e o computador são ferramentas que favorecem o aprendizado e a
educação à distância.
Referência:
RAMOS, K. Educação à
distância provoca mudanças na gestão da aprendizagem e do conhecimento.
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