domingo, 22 de abril de 2012


Interatividade

As ferramentas interativas, no processo de educação, favorecem a interação e a interlocução de todos os envolvidos com a educação à distância (EaD), propiciando, assim a aprendizagem interativa onde a construção do conhecimento se faz conjuntamente através das discussões, reflexões e das tomadas de decisões dentro do ambiente da EaD, como nos mostra Ramos (2009).
Para isso, precisamos passar por um processo de inclusão social e digital. Contudo, a inclusão digital agrega a inclusão social, mas o contrário nem sempre se faz verdadeiro.
Atualmente temos visto um grande avanço das tecnologias ajudando a educação, no entanto precisamos saber que o fato de termos computadores e acesso a internet, simplesmente, não muda o processo de aprendizagem, mas sim os atos de usar essas ferramentas para pesquisas, comunicações, disseminação do conhecimento atingiremos de fato o aprendizado, que é a proposta da EaD.
Em muitos aspectos isso vem acontecendo e mudando o foco da educação que esta saindo do foco de transmissão de conhecimento, de ensino para o foco do aprender, do desenvolvimento do aprendizado em si.
Com isso o papel do professor também muda de simples transmissor de conteúdos, para gerenciador de pesquisa e comunicação, para fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de aprender, de buscar conhecimento, e, ao mesmo tempo, também é um aprendiz.
O que se percebe claramente é que a educação vem passando por uma reestruturação, onde a internet e o computador são ferramentas que favorecem o aprendizado e a educação à distância.

Referência:
RAMOS, K. Educação à distância provoca mudanças na gestão da aprendizagem e do conhecimento.

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