Educação à distância - EaD
A história da EaD no Brasil vem desde
1904 e com muitas tentativas através do rádio, da TV, ou mesmo do Instituto
Universal Brasileiro... Contudo, posso afirmar que esta modalidade de ensino
não teria, hoje, tamanho sucesso e expansão sem o uso do computador e da
internet como nos mostra Mendonça (2010).
Os elementos informáticos, além de
propiciar o estudo no conforto do lar, oferecem “n” opções de pesquisas que
pode levar o estudante, seja ele adulto ou criança, ao aprendizado de “qualquer
coisa”. As tecnologias não esta mudando somente a história da EaD, mas “toda a
história da educação”.
Chassot (2003) explanando sobre o
estudo das ciências diz que “as nossas salas de aula de hoje, estão expostas às
interferências do mundo externo.” Sendo assim, precisamos, enquanto
professores, “considerar a parcela de informações que nossos alunos e alunas
trazem hoje à escola”.
Como disse o autor, “temos que
reconhecer que eles (alunos), não raro, superam professores nas possibilidades
de acesso às fontes de informações”.
Onde estão essas informações? Na
internet.
Por isso, fica o alerta: Professores!
Não podemos ficar desplugados!
Caso contrário, “perde a escola, os
professores e os alunos, pois a educação ficará excluída dos meios que
transformam o planeta, onde a quantidade e a velocidade de informações fazem
com que a escola pareça cada vez menor”.
Referências:
CHASSOT, A
Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2003.
MENDONÇA, G.
A. A. Educação à distância. Goiânia, 2010.
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