quarta-feira, 18 de abril de 2012


Educação à distância - EaD



A história da EaD no Brasil vem desde 1904 e com muitas tentativas através do rádio, da TV, ou mesmo do Instituto Universal Brasileiro... Contudo, posso afirmar que esta modalidade de ensino não teria, hoje, tamanho sucesso e expansão sem o uso do computador e da internet como nos mostra Mendonça (2010).
Os elementos informáticos, além de propiciar o estudo no conforto do lar, oferecem “n” opções de pesquisas que pode levar o estudante, seja ele adulto ou criança, ao aprendizado de “qualquer coisa”. As tecnologias não esta mudando somente a história da EaD, mas “toda a história da educação”.
Chassot (2003) explanando sobre o estudo das ciências diz que “as nossas salas de aula de hoje, estão expostas às interferências do mundo externo.” Sendo assim, precisamos, enquanto professores, “considerar a parcela de informações que nossos alunos e alunas trazem hoje à escola”.
Como disse o autor, “temos que reconhecer que eles (alunos), não raro, superam professores nas possibilidades de acesso às fontes de informações”.
Onde estão essas informações? Na internet.
Por isso, fica o alerta: Professores! Não podemos ficar desplugados!
Caso contrário, “perde a escola, os professores e os alunos, pois a educação ficará excluída dos meios que transformam o planeta, onde a quantidade e a velocidade de informações fazem com que a escola pareça cada vez menor”.

Referências:
CHASSOT, A Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2003.
MENDONÇA, G. A. A. Educação à distância. Goiânia, 2010.

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