Possibilidades
Mendonça
(2010) destaca que a EaD é uma educação em que o aprendizado acontece a
distância, seja ela temporal ou física. Contudo é mediada por ferramentas
tecnológicas (internet e computadores) que permite a comunicação e a interação
entre estudantes e docentes.
Suas vantagens:
• A interação interpessoal;
• A possibilidade de se acompanhar o
estudante;
• O aluno controlar seu ritmo de estudo;
• Estimular o aluno com materiais criativos,
atrativos e integrados; e
• A possibilidade de avaliação do aluno.
Contudo,
a maior desvantagem da EaD esta no sentimento de isolamento e “solidão”
causados pela distância física dos participantes da EaD o que pode levar ao
abandono do curso. Neste sentido é de fundamental importância o papel da
tutoria para mediar às relações e diminuir as distâncias.
EaD
e inclusão
A
EaD é uma excelente ferramenta de inclusão, Bueno (2010) destaca sua
importância, principalmente quando se para pensa na exclusão que vem
acontecendo ao longo da história, onde pessoas por motivos físicos, raciais,
sociais, religiosos e/ou financeiros ficam longe das possibilidades de ensino.
Diante
disso, a autora enfatiza que a educação inclusiva deve se pautar nos princípios
inspirados na coletividade, na valorização da diversidade humana, na
solidariedade e na igualdade.
Para
isso, um processo educacional que visa à inclusão deve atender o maior número
de pessoas possível, fazendo uma ponte entre a instituição educativa e as
pessoas que necessitam do estudo, contudo, a prática pedagógica deve se pautar
na ética, na justiça e nos direitos humanos.
Entretanto,
para que o sistema educacional crie contextos educacionais inclusivos há a
necessidade de se reorganizar o trabalho escolar, principalmente por que não há
cursos o suficiente que dê conta da diversidade humana.
Não
obstante, todas as dificuldades e diversidades, podemos dizer que a EaD é uma
possibilidade que vem para mudar todo o contexto educacional em nosso país.
AVA
Mendonça
(2010) citando Moran (2002) conceitua a EaD como um processo de
ensino-aprendizagem, mediada por tecnologias, onde professores e alunos estão
separados, no entanto podem estar conectados e interligados por tecnologias.
Sendo assim, a internet, o computador e um ambiente de virtual de aprendizagem
(AVA) como o MOODLE, propiciam o aprendizado.
Garrasini
(2010) ressalta que MOODLE, é um software educativo e gratuito que dá suporte a
EaD, onde sua principal vantagem esta no gerenciamento do tempo, uma vez que os
usuários podem adequar seus horários de estudo e trabalho. Além disso, esse
ambiente de estudo, permite a disponibilidade de materiais didáticos o mais variado
possível.
Como
alunos EaD, estamos dando os primeiros passos em direção a uma nova forma de
aprendizagem, e por isso, precisamos levar a sério os estudos, pois assim,
estaremos mostrando que a EaD pode dar certo e com isso estaremos jogando por
terra toda espécie de preconceito com os cursos EaD.
Referências:
BUENO, M. A. F. Inclusão
social. Goiânia, 2010.
CHASSOT, A Alfabetização
científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2003.
GARRASINI, Plataforma
moodle. Goiânia, (2010).
MENDONÇA, G. A. A. Educação
à distância. Goiânia, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário