quinta-feira, 19 de abril de 2012


Possibilidades


Mendonça (2010) destaca que a EaD é uma educação em que o aprendizado acontece a distância, seja ela temporal ou física. Contudo é mediada por ferramentas tecnológicas (internet e computadores) que permite a comunicação e a interação entre estudantes e docentes.
Suas vantagens:
•      A interação interpessoal;
•      A possibilidade de se acompanhar o estudante;
•      O aluno controlar seu ritmo de estudo;
•      Estimular o aluno com materiais criativos, atrativos e integrados; e
•      A possibilidade de avaliação do aluno.

Contudo, a maior desvantagem da EaD esta no sentimento de isolamento e “solidão” causados pela distância física dos participantes da EaD o que pode levar ao abandono do curso. Neste sentido é de fundamental importância o papel da tutoria para mediar às relações e diminuir as distâncias.


EaD e inclusão

A EaD é uma excelente ferramenta de inclusão, Bueno (2010) destaca sua importância, principalmente quando se para pensa na exclusão que vem acontecendo ao longo da história, onde pessoas por motivos físicos, raciais, sociais, religiosos e/ou financeiros ficam longe das possibilidades de ensino.
Diante disso, a autora enfatiza que a educação inclusiva deve se pautar nos princípios inspirados na coletividade, na valorização da diversidade humana, na solidariedade e na igualdade.
Para isso, um processo educacional que visa à inclusão deve atender o maior número de pessoas possível, fazendo uma ponte entre a instituição educativa e as pessoas que necessitam do estudo, contudo, a prática pedagógica deve se pautar na ética, na justiça e nos direitos humanos.
Entretanto, para que o sistema educacional crie contextos educacionais inclusivos há a necessidade de se reorganizar o trabalho escolar, principalmente por que não há cursos o suficiente que dê conta da diversidade humana.
Não obstante, todas as dificuldades e diversidades, podemos dizer que a EaD é uma possibilidade que vem para mudar todo o contexto educacional em nosso país.


AVA

Mendonça (2010) citando Moran (2002) conceitua a EaD como um processo de ensino-aprendizagem, mediada por tecnologias, onde professores e alunos estão separados, no entanto podem estar conectados e interligados por tecnologias. Sendo assim, a internet, o computador e um ambiente de virtual de aprendizagem (AVA) como o MOODLE, propiciam o aprendizado.
Garrasini (2010) ressalta que MOODLE, é um software educativo e gratuito que dá suporte a EaD, onde sua principal vantagem esta no gerenciamento do tempo, uma vez que os usuários podem adequar seus horários de estudo e trabalho. Além disso, esse ambiente de estudo, permite a disponibilidade de materiais didáticos o mais variado possível.
Como alunos EaD, estamos dando os primeiros passos em direção a uma nova forma de aprendizagem, e por isso, precisamos levar a sério os estudos, pois assim, estaremos mostrando que a EaD pode dar certo e com isso estaremos jogando por terra toda espécie de preconceito com os cursos EaD.



Referências:
BUENO, M. A. F. Inclusão social. Goiânia, 2010.
CHASSOT, A Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2003.
GARRASINI, Plataforma moodle. Goiânia, (2010).
MENDONÇA, G. A. A. Educação à distância. Goiânia, 2010.

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