quinta-feira, 12 de abril de 2012


Rumo a EaD
Por Nádia Pereira da Silva Almeida
Sem dúvida nenhuma estamos dando os primeiros passos rumo a uma nova forma de aprendizado com o advento das ferramentas informáticas e da internet, o que vem modificando o cenário da educação (ensino-aprendizagem) em todo o planeta.  A Internet promove uma variedade de possibilidades combinando custos, flexibilidade e possibilidade de interação.
Com isso precisamos rever nossos conceitos e valores o que nos faz aprender e desenvolver novas e diferentes propostas pedagógicas para novas e diferentes situações de aprendizagem, segundo o que foi dito por Moran (2010).
A nova proposta de aprendizagem é a educação à distância que se utilizada da internet como ponte mediadora entre professor-aluno e permite a formulação e o gerenciamento de várias turmas ao mesmo tempo, o que exige uma nova proposta pedagógica baseada no planejamento e uma equipe pedagógica multidisciplinar competente.
Quando falamos em educação a distância, pensemos em educação on-line com cursos totalmente à distância ou semipresenciais, de pequena ou longa duração. Para cursos de longa duração como os cursos de graduação, há a necessidade de uma maior organização pedagógica onde se equilibre a transmissão de informação com atividades de pesquisa em grupo e/ou individual, o que permite a construção do conhecimento de forma flexível e participativa, e também, uma pedagogia mais flexível, integradora e experimental.
Mas, não podemos esquecer que essa nova modalidade de ensino exige que os alunos tenham autonomia e organização pessoal, além de manter a motivação para se chegar ao fim do curso.

Referência:
MORAN, J. M. Novas questões que a educação on-line traz para a didática. 2010.

3 comentários:

  1. Nádia, muito bacana, me deu até vontade de voltar estudar.

    ResponderExcluir
  2. Exige muita disciplina, será que consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Margo!!

      Claro que consegue! Se precisar de ajudar e só pedir!

      Grande abraço!

      Nádia

      Excluir